Escola Dr. Silva Mello promove atividades que unem sustentabilidade, cultura e protagonismo estudantil
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Mello, localizada em Guarapari, desenvolveu em setembro duas iniciativas que mobilizaram os estudantes em torno da sustentabilidade e da valorização cultural. As atividades integraram saberes tradicionais e experiências pedagógicas práticas, fortalecendo o protagonismo estudantil.
Na eletiva “EcoFashion: Caminhos da Moda Circular – Reduzir, Reusar, Reinventar”, os alunos participaram de uma aula especial de bordado à mão, ministrada por Maria José Secco de Oliveira. A convidada compartilhou sua trajetória e ensinou técnicas básicas de bordado aplicadas à customização de roupas. Os estudantes puderam experimentar pontos como o “correntinha” e o “cheio”, criando peças personalizadas que refletem criatividade, sustentabilidade e identidade. Ao final, cada grupo apresentou o resultado parcial de suas customizações, compartilhando suas ideias de design e discutindo como poderiam aplicar o que aprenderam em projetos futuros da eletiva. O momento foi marcado pela troca intergeracional e pela reflexão sobre consumo consciente e reaproveitamento de roupas.
Já na atividade “Trilhando pelos caminhos da cultura capixaba”, organizada pelos professores Maria Íris (Geografia) e Sandro Luiz (Língua Portuguesa), os alunos realizaram uma visita técnica a espaços históricos de Vila Velha e Vitória. O percurso incluiu a Casa da Memória, o Museu Homero Massena, a Igreja do Rosário e o Farol de Santa Luzia, além de visitas à Catedral Metropolitana, ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), outras duas igrejas e ao Palácio Anchieta, onde conheceram a exposição “Falas Negras”. Durante a experiência, os estudantes puderam relacionar conteúdos estudados em sala com o patrimônio histórico e artístico capixaba, ampliando a compreensão sobre identidade cultural e memória coletiva.
Os alunos da Eletiva “África: Um continente a conhecer” participaram de um circuito histórico-cultural na Serra, no qual tiveram a oportunidade de visitar as ruínas da igreja de São José dos Queimados, local onde ocorreu uma insurreição liderada por escravizados, tornando-se um símbolo da resistência negra no Espírito Santo e no Brasil. Os estudantes conheceram a trajetória de Chico Prego, um dos líderes do movimento, reconhecendo nele o protagonismo negro nos processos de luta pela liberdade. O circuito incluiu também visita à Igreja da Aldeia de Reis Magos, construída por indígenas e considerada um tesouro nacional pela sua importância histórica e cultural. Durante a visita mediada, os alunos observaram exposições de objetos históricos, artefatos religiosos e artesanais que revelam estilos artísticos, técnicas de manufatura e o papel desses objetos nos rituais e no cotidiano das populações originárias. A vivência proporcionou uma aproximação concreta com patrimônios materiais e imateriais, reforçando a importância da preservação cultural. Imersos ainda em ambientes virtuais, os estudantes puderam viajar no tempo e no espaço de forma inovadora, ampliando sua percepção histórica e estimulando a imaginação.
De acordo com a equipe escolar, com essas ações os estudantes vivenciaram práticas que reforçam a importância do consumo consciente e da preservação do patrimônio cultural, fortalecendo a formação cidadã e crítica.
As experiências também reforçaram o papel da escola como espaço de integração de saberes, em que o aprender vai além da sala de aula, valorizando tanto os conhecimentos tradicionais quanto a vivência cultural e social dos alunos.
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