Escola Hunney Everest Piovesan promove diálogo sobre saúde da mulher

Na última quarta-feira (17), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, promoveu uma roda de conversa sobre os riscos e impactos da gravidez na adolescência e a importância da saúde da mulher. O encontro contou com a presença da Professora Doutora Chiara Musso, médica ginecologista e obstetra da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que trouxe informações fundamentadas em evidências científicas e em linguagem acessível aos estudantes.
A atividade foi organizada pelo professor de Física e coordenador da proposta pedagógica Pedagogia da Conexão, José Paulo Nascimento, em parceria com o professor de história, Paulo Sérgio Barboza. O objetivo foi criar um espaço de diálogo franco, no qual os alunos puderam sanar dúvidas e refletir sobre questões de saúde sexual e reprodutiva, além do impacto social e acadêmico dessas temáticas.
Segundo o professor José Paulo Nascimento, a ação fortaleceu o vínculo entre escola e universidade: “Esse momento foi essencial para fortalecer o vínculo entre a escola e a universidade, além de oferecer aos estudantes informações seguras sobre um tema de extrema relevância social. Discutir a gravidez na adolescência vai além de abordar dados estatísticos, é falar sobre saúde integral, projeto de vida e direitos humanos.”
Para a equipe gestora da escola, a presença da pesquisadora marcou o processo formativo: “A presença da Doutora Chiara Musso nesta roda de conversa foi um marco no processo formativo de nossos estudantes. Discutir temas tão sensíveis e necessários, como a gravidez na adolescência e a saúde da mulher, amplia horizontes, fortalece a consciência crítica e contribui para a construção de projetos de vida mais responsáveis e consistentes.”
A experiência contribuiu para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, da capacidade de argumentação e da consciência crítica dos estudantes, alinhando-se às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à proposta pedagógica da SEDU.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707