03/04/2025 13h58 - Atualizado em 03/04/2025 14h18

Estudantes da Rede participam do projeto SerONU

A Secretaria da Educação (Sedu), dando continuidade ao programa “Educar para a Paz”, que busca fortalecer a valores pacifistas por meio de práticas pedagógicas que estimulam o diálogo, a convivência harmoniosa e o respeito aos direitos humanos, promove o projeto “Simulação Estudantil da Organização das Nações Unidas na Rede Estadual” (SerONU). A iniciativa tem como objetivo incentivar o protagonismo estudantil e preparar os jovens para enfrentar desafios globais e regionais de forma ética e cidadã.

As atividades tiveram início com os “Feirões das Eletivas”, eventos que possibilitam aos estudantes escolher disciplinas adicionais para ampliar seus conhecimentos e habilidades. Ao todo, 15 escolas-piloto, distribuídas pelas 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE), participam do projeto, garantindo que estudantes de diferentes regiões do Estado tenham acesso à ação.

Durante o ano letivo, os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de intervenção sociocultural, produzir materiais pedagógicos e vivenciar a experiência de uma Simulação Estadual da Organização das Nações Unidas (ONU). Deste modo, o projeto busca aprimorar habilidades como argumentação crítica, solução colaborativa de problemas e mediação de conflitos, além de fortalecer competências socioemocionais fundamentais para a vida em sociedade.

De acordo com a gerente de Currículo da Educação Básica, Aleide Cristina de Camargo, o SerONU reforça o compromisso do Governo do Estado com a construção de um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e democrático.

Para mais informações sobre o projeto e suas próximas ações, acesse: Programa Educar para a Paz

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez

iclsmiguez@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI