27/08/2025 11h20

Estudantes de Boa Esperança apresentam pesquisas em Congresso Nacional de Botânica no Piauí

A participação marcou a produção científica da Rede Estadual, unindo pesquisa, cultura e experiências de campo no Nordeste brasileiro.

Estudantes e professores do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Boa Esperança participaram, entre os dias 09 e 16 de agosto, do 75º Congresso Nacional de Botânica (CNBot 2025), realizado na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Estado do Piauí. O evento reuniu pesquisadores e especialistas de todo o Brasil e do exterior, com foco na diversidade dos ecossistemas naturais e humanos, e na discussão sobre estratégias de diversidade, equidade e inclusão na ciência.

Os estudantes apresentaram dois trabalhos: uma pesquisa sobre a Comunidade Quilombola de São Cristóvão, em São Mateus, abordando memória, identidade cultural, produção agrícola e religiosidade como marcadores da territorialidade quilombola; e um estudo do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr. FAPES/2025) sobre o desempenho fisiológico do rabanete (Raphanus sativus L.) em cenários de mudanças climáticas simuladas.

De acordo com a professora Larissa de Albuquerque Silva, a experiência foi transformadora: “Além de conhecer uma nova instituição de ensino e acompanhar pesquisas de impacto social, os educandos puderam vivenciar diálogos, referências de estudo e trocas que ampliam horizontes, fortalecem a criatividade e abrem caminhos para futuros projetos acadêmicos e pessoais.”

O professor Marcel Merlo Mendes destacou a relevância científica:
“O CNBot reúne os estudos mais atuais da área e proporcionou aos alunos contato com renomados especialistas, palestras e mesas-redondas. As saídas de campo também foram valiosas para aplicar na prática os conteúdos vistos em sala de aula.”

A estudante Julia Areia Rogério, da 3ª série do Ensino Médio, ressaltou o orgulho de representar a escola e o Estado: “Foi inesquecível! Em sala de aula estudamos o bioma Caatinga, mas nada se compara a conhecê-lo pessoalmente. Percebi que éramos os únicos de escola pública e isso tornou a experiência ainda mais especial.”

Já a estudante Jamily de Souza Medeiros, da 1ª série, viveu sua primeira participação em um congresso: “Conhecer novos estados, culturas e dois biomas diferentes de uma só vez foi incrível. Aprendi muito sobre biodiversidade e preservação, além de viver experiências únicas, como visitar o Parque Nacional de Sete Cidades.”

Além das apresentações científicas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os Lençóis Maranhenses (MA), o Cerrado em transição para a Caatinga (CE), o Parque Nacional de Sete Cidades, o Centro Histórico de Parnaíba e o litoral piauiense, fortalecendo o intercâmbio cultural e científico.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI