11/06/2024 11h22

Estudantes de Ibatiba apresentam projetos na Feira Municipal do Verde

O evento tem como objetivo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada no município de Ibatiba, participaram, na última quinta-feira (06), da Feira Municipal do Verde. O evento, que tem como objetivo principal a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental, teve como tema central nesta edição o debate sobre como a robótica pode contribuir para um planeta mais sustentável.

Entre os projetos apresentados pelos estudantes, destacam-se um robô com a capacidade de separar o lixo por cores, projetado para identificar e separar materiais recicláveis de forma eficiente, direcionando os resíduos aos compartimentos corretos e promovendo uma reciclagem mais consciente, e uma impressora 3D que consegue utilizar plástico reciclado como matéria-prima.

Para o professor de Física Edilson Marculino de Souza, a atividade contribuiu para desenvolver habilidades técnicas em robótica, programação e design assistido por computador, além de estimular a criatividade e a consciência ambiental dos jovens.

“Os alunos não apenas criaram soluções tecnológicas avançadas, mas também integraram essas inovações a práticas ecológicas, utilizando materiais recicláveis e promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem. A oportunidade de apresentar esses projetos na Feira Verde destacou a relevância social e educativa da iniciativa, mostrando como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para fomentar a responsabilidade ambiental e o pensamento criativo”, disse o professor Edilson Marculino de Souza.

Após as apresentações, a estudante Hellen Cristine Silveira Moreno destacou que o interesse e a admiração das pessoas em seu protótipo a fez sentir que o esforço valeu a pena. “Agora, tenho certeza de que quero seguir carreira na área de tecnologia e sustentabilidade. Essa experiência me deu confiança e me mostrou que podemos criar um futuro melhor com nossas próprias mãos", contou.

“Participar desse projeto foi uma experiência transformadora. No início, parecia impossível construir um robô que separa lixo, mas com o trabalho em equipe conseguimos transformar nossas ideias em realidade. Aprendi muito sobre programação, design e como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente”, disse a aluna Fernanda Hubner de Oliveira.

Envie sua sugestão de pauta parapauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br