27/05/2021 14h21 - Atualizado em 27/05/2021 14h41

Estudantes transformam teoria em prática em aula sobre ‘Máquinas térmicas e Leis da termodinâmica’

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Abreu Alvim, localizada em Afonso Cláudio, construíram um barco a vapor, depois de estudarem, na teoria sobre “Máquinas térmicas e Leis da termodinâmica”.

A professora da disciplina de Física, Miriã Gomes, explicou que máquinas térmicas são dispositivos que transformam a energia interna de um combustível em energia mecânica.  “Máquinas térmicas convertem calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes – uma fonte quente e uma fonte fria. Basicamente, o calor flui do reservatório à temperatura elevada para o reservatório à temperatura mais baixa, obedecendo a Segunda Lei da Termodinâmica, e transformando parte do calor que sai da fonte quente em trabalho”, explicou.

E para colocar a teoria em prática, a professora propôs aos estudantes que construíssem um barco a vapor utilizando materiais como vela, fósforo, elásticos, isopor, lata de alumínio e canudos. 

“Uma máquina térmica tem maior eficiência se transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menor calor para a fonte fria. Foram as mais importantes durante as primeiras fases da Revolução Industrial, tendo mudado as bases da economia ocidental. Por meio deste tipo de maquinário a produtividade europeia aumentou consideravelmente, e a indústria de bens de consumo dos europeus passou a dominar os mercados globais”, pontuou a professora.

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu 
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata   

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI