13/06/2024 16h30

Projeto de escola de Vila Velha debate Física na prática  

A ação teve como objetivo principal promover o debate sobre eletrostática pautado no método de ensino por investigação.

 

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado no município de Vila Velha, participaram, no decorrer do mês de maio, de um projeto de introdução à Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A ação teve como objetivo principal promover o debate sobre eletrostática pautado no método de ensino por investigação.

Para o professor de Física José Paulo Nascimento, a iniciativa teve como intuito, além da discussão dos conceitos da disciplina trabalhados em sala da aula, a valorização do ensino cientifico e da pesquisa aplicada com intuito de fortalecer o protagonismo estudantil.

“Nossa ideia fundamentou-se no consenso construtivista e buscou enfatizar o protagonismo estudantil por meio da liberdade intelectual e da autonomia do pensamento na exposição das concepções prévias, na formulação e reformulação das hipóteses, bem como na comunicação da mesma aos seus pares. Isso deu a oportunidade aos estudantes de compreenderem o conhecimento científico, a partir de três aspectos: aprender a ciência, aprender como fazer ciência e aprender sobre a ciência”, destacou José Paulo Nascimento.

Durante a realização das atividades, os estudantes trabalharam a partir de situações-problema, como, por exemplo, a diferença entre carga elétrica de energia elétrica para pesquisar, desenvolver concepções, debater e, em conjunto, confrontar as ideias para formar um consenso.

Além disso, para consolidar os conhecimentos adquiridos, os alunos participaram de uma aula de campo no laboratório de Física da Ufes, em Vitória, onde foi possível realizar atividades práticas com o uso de simuladores virtuais.

Após a visita à universidade, a estudante Maria Clara Ribeiro Neves contou que o projeto a ajudou no processo de ensino-aprendizagem da disciplina. “Com a aula, consegui associar teoria e prática. Contribuiu tanto para minha compreensão dos conhecimentos trabalhados, quanto para progredir com os estudos, a partir experiencia que tivemos”, disse.

 

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