21/11/2025 11h25

Projetos da Escola Regina Banhos Paixão promovem aprendizagem sobre identidade, combate ao racismo e pensamento filosófico

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Regina Banhos Paixão, localizada em Linhares, desenvolveu duas iniciativas que reforçam o compromisso da escola com a educação antirracista, o pensamento crítico e a produção cultural dos estudantes. As atividades envolveram diferentes turmas e componentes curriculares, destacando o papel da escola como espaço de formação cidadã e de valorização da diversidade.

A primeira ação integrou o trabalho do Comitê Antirracista “Nossos Passos Vêm de Longe”, que realizou uma atividade educativa sobre a Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Crime Racial. As turmas participaram da leitura e discussão do texto legal e, posteriormente, confeccionaram plaquinhas com a mensagem “Eu já falei 7.716: racismo é crime”, fixadas em diversos espaços da escola. A ação também contou com a participação da eletiva Conecta Cena, que apresentou uma encenação teatral sobre direitos humanos e enfrentamento ao racismo.

Um dos destaques da atividade foi a participação do estudante Kauã dos Santos Moreira, público-alvo da Educação Especial, que contribuiu de forma significativa na elaboração da encenação. De acordo com os professores, Kauã reuniu os colegas e ajudou na construção da encenação, trazendo para o teatro um tema que conversa com seu desejo de proteger e cuidar das pessoas, demonstrando protagonismo e envolvimento nas atividades.

Paralelamente, a escola desenvolveu o projeto “Elaboração de E-book com Histórias em Quadrinhos Filosóficas”, em turmas da 1ª e 3ª série do Ensino Médio. A iniciativa aproximou a Filosofia da realidade dos estudantes por meio da criação de HQs inspiradas em autores como Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Platão, Simone de Beauvoir e Byung-Chul Han. Os alunos criaram roteiros, desenvolveram ilustrações e utilizaram recursos tanto tradicionais quanto digitais, lápis de cor, celulares, desktops, chatbots e a plataforma Canva. As produções foram debatidas em sala e reunidas em um e-book disponibilizado para toda a comunidade escolar.

“As produções mostraram que a filosofia pode estar presente de um jeito simples e próximo da realidade dos jovens, gerando boas conversas e trocas entre a turma”, afirmou o professor Daniel Conceição de Araújo.

 

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