02/04/2025 10h56 - Atualizado em 02/04/2025 13h12

Sedu divulga E-book ‘Vamos falar sobre ERER? Reflexões e caminhos para uma educação antirracista’

A educação antirracista no Espírito Santo deu mais um passo significativo com a publicação do E-book "Vamos falar sobre ERER? Reflexões e caminhos para uma educação antirracista"(Clique AQUI e acesse o documento). A iniciativa, lançada nessa terça-feira (1º) pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), busca fortalecer práticas pedagógicas inclusivas na Rede Estadual de Ensino.

De acordo com a gerente de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), Aline de Freitas Dias, este material é fruto de um monitoramento contínuo das ações em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), realizado desde 2024 nas escolas da Rede Estadual, e frisa sua relevância para a construção de um ambiente escolar mais equitativo e inclusivo.

"Nosso compromisso é com a erradicação de práticas discriminatórias e com a promoção dos direitos humanos. Esse E-book visa apoiar as escolas no aprimoramento de suas ações em ERER, garantindo que as iniciativas desenvolvidas não reforcem estereótipos, mas sim contribuam para a justiça social", explicou a gerente.

Aline de Freitas Dias destaca ainda que o material está alinhado a importantes marcos legais, como a Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, e a Lei nº 11.645/2008, que amplia essa exigência para a cultura indígena. Além disso, o E-book integra as diretrizes do Plano Estadual de Educação e do Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais (ProERER), instituído pelo Decreto nº 5389-R, de maio de 2023.

Além de fornecer reflexões sobre desafios e fragilidades na implementação da ERER, o E-book oferece orientações para potencializar práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e histórica do Brasil.

“Com essa iniciativa, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a equidade e o respeito às diferenças, consolidando um ensino que dialogue com a realidade dos estudantes e promova uma sociedade mais justa e plural, ao mesmo tempo em que fortalece a implementação da educação antirracista, corrigindo abordagens equivocadas e promovendo estratégias pedagógicas que combatam o racismo estrutural”, afirmou Aline de Freitas Dias.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Iris Carolina Miguez
iclsmiguez@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI