Sedu realiza primeira reunião de formação sobre o monitoramento das ações e estratégias em Educação para Relações Étnico-Raciais

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, na última quinta-feira (13), a primeira reunião de formação sobre o monitoramento das ações e estratégias em Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) no ano de 2025. O encontro, realizado no Centro Educacional de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Doutor Agesandro da Costa Pereira, em Vitória, reuniu equipes técnicas das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) do Espírito Santo.
A ação, uma iniciativa da Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), integrada à Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), faz parte de um conjunto de atividades que compõem o Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais (ProERER). O programa foi instituído pelo Decreto 5.389-R, de 9 de maio de 2023, com o objetivo de incentivar a promoção da equidade racial e fomentar políticas públicas educacionais para a desconstrução do racismo e a redução das desigualdades sociais.
De acordo com a gerente da Geaciq, Aline de Freitas, o momento formativo procurou destacar temas como a estruturação das ações de ERER nas SREs em articulação com a Sedu, bem como a importância do diálogo sobre ERER e equidade racial nas escolas, a fim de assegurar um trabalho pedagógico bem planejado com as unidades escolares, em colaboração com a supervisão escolar.
Ainda segundo a servidora, a ação atende à necessidade de construção de indicadores educacionais que subsidiem políticas públicas de equidade racial. Além disso, busca garantir que a qualificação das ações de ERER contribua para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do fluxo dos estudantes no que se refere à equidade racial.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
Deborah Hemerly
(27) 3636-7706 / 3636-7707