04/07/2019 15h20 - Atualizado em 05/07/2019 08h57

Alunos da Rede Estadual vencedores da OBMEP serão premiados em Salvador

Dos 195 alunos capixabas vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), 24 alcançaram a categoria Ouro e serão premiados durante cerimônia em Salvador -BA, na próxima segunda-feira (08).

Esta é a 15ª edição da OBMEP, que teve recorde de inscrições no Espírito Santo. Ao todo, 980 unidades escolares se inscreveram, representando 92% das escolas públicas e privadas de todo Estado. Em relação aos alunos, o número passou de 314.662 para 317.501 estudantes, atingindo 100% dos municípios do Estado.

Da Rede Pública Estadual, oito alunos serão premiados. São eles: Álvaro Luiz Alves Vieira de Lima Borges, da Escola professora Elpidio Campos de Oliveira; Gabriel Seares Dellaroli, da Escola Monsenhor Elias Tomasi; Daniel Brunoro Krohling, Henrique Brunoro Krohling e Laysa Gilles Guidi, da Escola Victorio Bravim; e Samuel Rocha Gomes Costa, da Escola Antônio Carneiro Ribeiro.

Além dos 24 alunos que venceram na categoria ouro, outros 52 estudantes conquistaram a prata e 119 o bronze. A OBMEP também premiará com menções honrosas 1.309 alunos. De acordo com o assessor de Apoio Curricular da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Wellington Rosa de Azevedo, a OBMEP é mais uma ferramenta que estimula o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o Brasil.

“Além de testar os conhecimentos, a Olimpíada permite aos estudantes a possiblidade de ampliar sua visão de mundo e abrir diversos caminhos acadêmicos ligados ao campo da Matemática”, disse.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a 15ª OBMEP somou mais de 18 milhões de estudantes inscritos.

“Ano a ano, os resultados dos estudantes capixabas são expressivos na OBMEP e de grande importância no que tange o desempenho e a melhoria do ensino da Matemática no Espírito Santo. Esse aumento é reflexo do esforço de todos em preparar os estudantes da rede pública para se destacarem em olimpíadas científicas nacionais”, explicou Azevedo.

Criada pelo Impa em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI