Alunos de Anchieta produzem pinturas com temática afro-brasileira
Ao todo, foram produzidas 60 telas que puderam contemplar a riqueza cultural afro.
Com o objetivo de lembrar a luta e a consciência afro-brasileira, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, em Anchieta, desenvolveu um projeto na área de Ciências Humanas sobre o tema. Os alunos participaram de vários debates e em seguida foi proposto que produzissem telas que representassem o assunto abordado.
Cada turma recebeu um subtema, sendo eles: patrimônios, religiosidade, racismo, dança, música e personalidades afro. Os grupos tiveram total liberdade quanto à composição e técnicas empregadas. Ao todo, foram produzidas 60 telas que puderam contemplar a riqueza cultural afro, muitas com mensagens claras de quebra de padrões de beleza, valorização da identidade afro e o empoderamento da mulher negra.
“O projeto proporcionou a quebra do paradigma da imagem do negro ligada à marginalidade, exaltando suas contribuições culturais e religiosas e evidenciando a construção de referencial identitário, tão importante para a formação dos futuros cidadãos capixabas”, explicou a professora Idealizadora da ação, Adriana Tiago Lopes.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, uma das maiores lideranças contra o sistema escravista no Brasil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br