Alunos de Cachoeiro de Itapemirim desenvolvem jogos para reforçar conteúdo de Biologia
Atividade teve como objetivo estimular não somente o lado cognitivo do aluno, mas também o lado sócioemocional.
Tendo como base uma metodologia de ensino centralizada no aluno, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fraternidade de Luz, em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolve atividades nas quais é possível ao estudante se tornar protagonista do seu próprio processo de ensino-aprendizagem.
É o que a professora de Biologia da unidade, Kelly Pinheiro, vem propondo ao desenvolver diferentes tipos de jogos didáticos sobre os conceitos discutidos em sala de aula. Os alunos criam diversos formatos de jogos como tabuleiro, RPG, twister, bingo e quizzes no celular.
Kelly Pinheiro explica que mesmo o professor fazendo uso de materiais como livros, apostilas, vídeos, exercícios e projeções, pode ser difícil para os estudantes compreenderem alguns temas abordados na disciplina. “Há a necessidade de utilizamos tal metodologia diferenciada para aproximarmos o conteúdo da realidade do aluno, ainda mais de assuntos do seu interesse, como jogos”, afirma.
Dessa forma, a atividade realizada teve como objetivo estimular não somente o lado cognitivo do aluno, mas também o lado sócioemocional, uma vez que os jogos favorecem o aprendizado e reforçam o papel na socialização do jovem, além de contribuírem para a formação personalidade.
Texto: Cícero Giuri
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