Alunos de Dores do Rio Preto visitam agroindústria local
Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas do processo de fabricação de uma cachaça artesanal.
Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Pedro de Alcântara Galvêas, localizada em Dores do Rio Preto, por meio da disciplina eletiva “Meio ambiente em ação”, que busca fomentar entre os estudantes de Ensino Médio a discussão sobre atividades agrárias de sucesso, realizaram, na manhã da última sexta-feira (05), uma visita técnica à propriedade Engenho do Vovô, no município.
Durante a aula de campo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas do processo de fabricação de uma cachaça artesanal, desde o plantio da cana-de-açúcar até a comercialização do produto. Eles também recebem informações sobre as normas técnicas de higiene e segurança do trabalho, e a utilização dos subprodutos da atividade, como, por exemplo, o adubo de nitrogênio feito com o bagaço da cana.
O professor responsável pela iniciativa Manoel Valadão explicou que a disciplina eletiva trabalha conceitos de Biologia, Física, Química e Matemática, de maneira interdisciplinar e com foco na realidade dos estudantes. “Conhecemos a importância sanitária da decantação no tanque de inox, a fermentação que antes era feita com fubá e hoje é por meio das leveduras, sobre as temperaturas especificas em cada etapa da fabricação, que com 1 tonelada de cana são produzidos, aproximadamente, 90 litros de cachaça e muito mais”, contou o docente.