24/10/2019 17h32

Alunos de escola em Cariacica participam de projeto que simula investigação criminal

Além da interdisciplinaridade, o projeto também funciona como estímulo do uso de tecnologias para fins didáticos e pedagógicos.

Diversas atividades sobre perícia criminal estão sendo realizadas com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Lourdes Poyares Labuto, em Cariacica. Trata-se do “Projeto “CSI”, que objetiva oferecer aos estudantes aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática, por meio da análise de uma cena de crime.

Além da interdisciplinaridade, o projeto também funciona como estímulo do uso de tecnologias para fins didáticos e pedagógicos, tendo em vista que as “pistas” são codificadas em QR codes espalhados pela cena do crime.

Esta já é a segunda edição do “Projeto CSI”, projeto idealizado pela professora de Biologia, Daniely Bárbara Bollis Rabelo, e que, também, conta com a colaboração dos demais professores, equipe pedagógica, coordenação e direção para a organização e viabilidade das atividades realizadas.

“Devido ao grande número de alunos interessados em participarem das atividades, o projeto foi dividido em etapas. As turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio participaram de oficinas de coleta e análise de impressões digitais e de acidentes de trânsito. Já os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participaram da visita e análise da cena do crime”, contou a professora Daniele.

Além dos professores envolvidos, o projeto conta, ainda, com a colaboração de Peritos Oficiais Criminais da Polícia Civil (PC/ES) por meio de palestras e de materiais como o “BlueStar” (conhecido popularmente como “luminol”), utilizado nas simulações de cenas dos crimes.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI