23/11/2023 15h39 - Atualizado em 23/11/2023 15h57

Alunos de Guarapari participam de viagem pedagógica ao Rio de Janeiro

O objetivo da ação foi fortalecer a identidade dos estudantes, valorizando as diversas origens étnico-raciais que compõem a sociedade.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, localizada no município de Guarapari, promoveu aos estudantes, na última sexta-feira (17), uma viagem à cidade do Rio de Janeiro-RJ, por meio do projeto pedagógico “(En)Cantos Raciais”. O objetivo da ação foi fortalecer a identidade dos estudantes, valorizando as diversas origens étnico-raciais que compõem a sociedade.

Durante a execução do projeto, os professores proporcionaram aos estudantes uma viagem pela capital carioca, explorando o circuito denominado como “Pequena África”. A viagem visou sensibilizar os alunos em relação às diferentes matrizes que contribuem para a identidade brasileira.

A primeira parada dos estudantes foi no Largo de São Francisco da Prainha. Lá puderam apreciar obras de arte nos murais da região e conhecer a estátua de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A viagem continuou até a Pedra do Sal, um monumento histórico e religioso, onde está localizada a Comunidade Remanescentes de Quilombos da Pedra do Sal, conhecida por suas rodas de sambas.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de visitar o Cais do Valongo, um local que recebeu milhões de africanos escravizados. A professora de História Brenda de Araújo Luiz, explicou aos alunos a importância desse cais, reconhecido como Patrimônio Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(Unesco).

Por fim, os estudantes exploraram a história do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, um sítio arqueológico que preserva o patrimônio material e imaterial africano e afro-brasileiro. A visita foi concluída no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, um espaço cultural cujo objetivo é contar a história da região que testemunhou o maior desembarque de africanos escravizados no mundo.

“Quero agradecer a toda a equipe da escola e dizer que sou muito grata por ter me proporcionado conhecer tantos lugares maravilhosos. Obrigada por essa linda oportunidade que ficará para sempre guardada em minha memória”, disse a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Fernanda Cristina da Silva Moura.

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI