Alunos de Rio Novo do Sul usam jogo de tabuleiro sobre Literatura Brasileira
A iniciativa buscou estimular a curiosidade sobre os gêneros textuais “conto” e “crônica”.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Virgínia Nova, localizada no município de Rio Novo do Sul, participaram, nessa segunda-feira (27), de uma atividade lúdico-pedagógica da Literatura Brasileira. A iniciativa buscou, de forma interativa e descontraída, por meio de um jogo de tabuleiro intitulado “Os mistérios de Rubem Fonseca”, estimular a curiosidade sobre os estilos da escrita que popularizou o autor carioca, que realizou uma crítica realista e até mesmo cruel da cidade do Rio de Janeiro no século XX.
A professora de Língua Portuguesa e responsável pela ação Rafaelly Bonadiman Vieira explicou que a jornada teve início com uma explanação oral didática e uma síntese escrita sobre os gêneros textuais “conto” e “crônica”. Em seguida, a aplicação do jogo ocorreu em grupos, com os alunos enfrentando rodadas de perguntas de diferentes níveis de dificuldade.
“Os questionamentos abordaram diversos aspectos, desde a construção da desconfiança, por meio do narrador em primeira pessoa, até a identificação de pontos de contato e divergências entre as obras”, contou a professora Rafaelly Bonadiman Vieira.
Ela explicou ainda que a iniciativa evidenciou a busca constante por métodos, como, por exemplo, a gamificação, que torna o estudo e o hábito pela leitura uma experiência construtiva para os estudantes. “O desafio de desenvolver o gosto pela leitura, especialmente literária, é significativo, e estratégias como essa se mostram eficazes para superá-lo”, acrescentou a docente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br