28/11/2023 16h15

Alunos internos de Vila Velha aprendem a arte do grafitti

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Penitenciária Regional de Vila Velha (PRVV), cuja unidade escola de referência exclusiva é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada no mesmo município, têm realizado, no decorrer do segundo semestre letivo, o projeto "Colorindo Novos Caminhos". A iniciativa visa introduzir o grafitti no ambiente prisional, proporcionando aprendizado, cultura e transformação dos espaços.

Durante as primeiras etapas do projeto, palestras com artistas locais, apresentou aos estudantes as técnicas, a história do movimento artístico do grafitti e sua trajetória ao longo dos anos. Em seguida, um workshop desenvolveu os primeiros desenhos que seriam pintados nos corredores, na sala dos professores e na biblioteca.

A professora de Arte, Alayne Mateini Madeira, destaca que a ação, além de ensinar sobre o grafitti, busca leva a arte, a ludicidade e a cultura ao ambiente prisional, bem como ressignificar o espaço escolar de forma positiva e promover a visão empreendedora, ressaltando o papel do grafiteiro como uma profissão em ascensão.

“O projeto vai além de uma intervenção artística, representando uma oportunidade de aprendizado, ressignificação e ressocialização. Mostra que arte e educação podem unir forças para transformar vidas e ambientes. Que iniciativas como essa continuem a florescer, oferecendo novos horizontes e oportunidades dentro e fora das instituições prisionais”, contou Alayne Mateini Madeira.

O estudante interno J.L.R. expressou sua gratidão ao participar do projeto: “Grafitar as paredes da escola me fez voltar a me sentir vivo. Foi uma experiência única dentro da prisional. Antes era tudo monótono, agora é vibrante”.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br