29/11/2021 10h37 - Atualizado em 29/11/2021 10h49

Alunos produzem releituras das obras da grafiteira afegã Shamsia Hassani

O objetivo foi trabalhar a criatividade e despertar a solidariedade.

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica, produziram releituras das obras da artista urbana afegã Shamsia Hassani, com objetivo de aliar arte contemporânea, pandemia e questões sociais. O despertar da solidariedade e o desejo de desenvolver esse trabalho, cujo tema foi “A beleza da resistência na arte”, partiu de situações cotidianas vivenciadas pelos alunos em meio ao distanciamento social, imposto pela pandemia do novo Coronavírus (Civid-19).

A iniciativa partiu da professora Lucimara Viana Teixeira, que ao abordar, na disciplina de Artes, as tendências artísticas da contemporaneidade, percebeu o interesse dos alunos pelas obras da artista, pois retrata situações vividas pelas meninas e mulheres do Afeganistão.

“O sentimento dos alunos ao desenvolverem esse trabalho foi de solidariedade, mas, principalmente, em conjunto, enviar vibrações positivas não só para o povo afegão, mas para todo mundo, no sentido de que não importa o que esteja acontecendo, há esperança”, disse a professora Lucimara Viana Teixeira.

O projeto culminou em exposições dos trabalhos durante a segunda quinzena de novembro (de 16 a 19), levando os demais alunos a apreciação e reflexão de cada obra apresentada.

Os estudantes que participaram falaram sobre a experiência, caso da aluna Letícia Martins de Andrade. "As obras de Shamsia me fizeram refletir sobre outras realidades, apesar das cores escuras e pálidas de suas obras, existe um ponto suave e colorido em todas. Na sua maioria flores, representando a esperança", disse.

Para Guilia Brandão Martins, "participar do trabalho foi muito significativo, pois, as obras de Shamsia Hassani transmitem a realidade opressora que se passa no Afeganistão, tendo as mulheres como as vítimas principais. Reproduzir suas obras foi uma maneira de passar essa mensagem tão importante que não pode ser calada."

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI