Comunidade escolar recria brincadeiras e jogos populares em Cachoeiro de Itapemirim
A atividade foi proposta pelos professores de Educação Física e Arte da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Rotary.
Os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Rotary, de Cachoeiro de Itapemirim, propuseram aos alunos atividades lúdicas que relembrassem as brincadeiras e jogos populares de antigamente. A iniciativa envolveu os familiares que compartilharam as brincadeiras da infância.
A Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP) foi idealizada pelos professores de Educação Física da unidade, Marco Aurélio Targa Magalhães e Valéria Amorim da Silva Pontes. As atividades elaboradas foram planejadas em três dimensões: conceitual (conhecer as brincadeiras e jogos historicamente acumulados); procedimental (vivenciar/experimentar brincadeiras e jogos); e atitudinal (valorizar o patrimônio histórico, respeitar seus próprios limites e adquirir habilidades para resolver problemas).
Os professores acreditam que as brincadeiras e jogos populares infantis propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. “Temos o cuidado em escolher as brincadeiras e jogos para que as crianças possam (re)conhecer, (re)criar e brincar, em casa, de forma adaptada e segura, mesmo estando distantes fisicamente da mediação e supervisão dos professores”, disse a professora Valeria. Já Marco Aurelio incentiva a criatividade através da construção de brinquedos e a postagem de sua produção e utilização nos grupos de WhatsApp e no Google Sala de Aula.
A escolha das atividades é feita tendo como referência o currículo capixaba e seus objetos de conhecimento, habilidades e competências, e sempre que possível, realizada de forma interdisciplinar com a disciplina de Arte, em que a professora Suzani Silveira Ferreira Camacho cria o passo a passo das aulas e organiza as atividades para atender à disciplina na confecção dos brinquedos com recursos disponíveis na casa do aluno.
Segundo a professora, algumas das atividades que foram propostas e executadas pelos estudantes. “Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras, como: boliche com garrafas pets, bilboquê confeccionado com garrafa pet, confeccionar e soltar pipa, amarelinha, corrida do ovo com a colher, acerto ao alvo com bola de meia”, afirmou Suzani Silveira Ferreira Camacho.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br