Cultura indígena é celebrada em escola de Aracruz
As atividades marcaram o Dia do Índio, que foi comemorado na última sexta-feira (19).
Com o objetivo de reforçar a cultura indígena, a Escola Estadual Ermentina Leal, em Aracruz – município onde estão situadas aldeias Tupinikim e Guarani –, celebrou o Dia do Índio, que oficialmente é comemorado no dia 19 de abril. Na quinta-feira (18), de forma multidisciplinar, os alunos apresentaram as atividades em formato de murais sobre o cotidiano das tribos e as tradições na dança, pinturas corporais, grafismo e, até mesmo, a competição com arco e flecha.
“Trabalhamos vários aspectos da cultura indígena nos dias que antecederam o evento. Acreditamos que são ações como essas que auxiliam na conscientização acerca do respeito”, explicou a professora de artes, Luciana Araujo. Dentre os alunos que participaram do evento, Vitor Florêncio Duarte, da 1ª série do Ensino Médio, ressaltou que “é algo extremamente prazeroso ver a escola dando destaque à cultura indígena”, disse.
Para o professor José Carlos Guidetti Júnior Gasparini, outro responsável pelas atividades, o objetivo em promover a valorização dos costumes indígenas também favoreceu à interação entre os alunos indígenas e os não-índios da unidade. “A nossa escola atende a cerca de 40 índios, que são moradores das aldeias de Pau Brasil e Córrego do Ouro”, afirmou.
Texto: Cícero Giuri
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br