15/09/2021 09h33

Debates promovem capacidade de argumentação em estudantes de Pedro Canário

“Sala de aula invertida” e “tertúlia dialógica literária” são duas metodologias exitosas que foram desenvolvidas no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Manoel Duarte da Cunha, localizado em Pedro Canário.

Essa dinâmica foi realizada com a 1ª série do Ensino Médio, a fim de promover uma discussão salutar acerca das seguintes temáticas: feminicídio, machismo, crime passional e orgulho ferido, presentes no conto Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles (2009) e, consequentemente, promover a autonomia e protagonismo no estudante.

“Essas discussões desenvolvem a capacidade de argumentação, o enriquecimento do vocabulário, o diálogo igualitário, a interpretação dialógica e coletiva, o pensamento crítico, a solidariedade, a empatia, habilidades que são de grande valia para compreensão de todas as demandas escolares, favorecendo, assim, o aprendizado”, disse a professora Aparecida Dias Terras Gomes.

As atividades foram conduzidas pela professora Aparecida Dias Terras Gomes, que culminaram em um relato de experiência apresentado no seminário “Internacional Ano 100 com Paulo Freire: tempos, espaços, memórias, discursos e práticas” e publicado, em forma de artigo, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

O artigo pode ser lido pelo link: http://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=5645&acao=caderno_resumos 

Informações à Imprensa:
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Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata   

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