Educação capixaba dá início à formação para atuação em unidades prisionais
A formação prevê a construção colaborativa de diretrizes da educação em prisões.
Nessa terça-feira (22), a Secretaria da Educação (Sedu) deu início ao processo formativo voltado à atuação educacional em contextos de privação de liberdade. A abertura aconteceu por meio de um webseminário, marcando um momento histórico para a política educacional capixaba.
O evento contou com a participação da professora Elenice Onofre, que integrará a equipe docente do curso, além de superintendentes, subsecretários e gerentes da Sedu e da Secretaria da Justiça (Sejus), reafirmando o compromisso interinstitucional com a garantia do direito à educação para todas as pessoas, em todos os contextos.
A formação prevê encontros síncronos e presenciais ao longo dos próximos meses, culminando na construção colaborativa de diretrizes da educação em prisões, um marco para a qualificação das práticas pedagógicas nesses espaços.
"Formar educadores e gestores para atuar em espaços de privação de liberdade é um passo necessário para a construção de uma educação mais justa, humana e efetivamente transformadora. O documento que será elaborado ao final do processo trará orientações fundamentais para fortalecer essa atuação e consolidar uma política pública que respeite os direitos e a dignidade de cada sujeito", ressaltou a gerente da Educação de Jovens e Adultos, Mariane Luzia Folador Domicini Berger.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707