Escola da Serra realiza atividades em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Data é lembrada anualmente no dia 24 de abril.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, localizada na Serra, preparou uma programação especial para o último dia 24 de abril, em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. A pedagoga Maria Sueli Calixto realizou a abertura do evento, com a apresentação da música “Caderno”, interpretada por Mirlene Catarina Honorato, e, em Libras, pelo professor bilingue Valdeir Cardoso dos Santos.
“A escola é um espaço estratégico de mediação nesse processo de inclusão do surdo, com profissionais qualificados e dispostos a desenvolver o trabalho com eficiência”, disse a pedagoga Rociele de Lócio Oliveira.
Na programação, também foi realizada uma palestra sobre a Lei da Língua Brasileira de Sinais nº 10.436/2002, apresentada pelo professor de Libras Thiago Lima Milanezi. Em seguida, o professor bilíngue Valdeir Cardoso dos Santos fez uma encenação da música “Ciclo Sem Fim”, em Libras, do filme Rei Leão. O evento contou com a participação do escritor Gabriel Medeiros, que narrou uma das histórias de Helena, a personagem principal da série de livros em Libras produzida por ele.
Outra atividade que contagiou e encantou os convidados foi a apresentação teatral da música “Pique-Pega”, interpretada pelo professor bilíngue Valdeir Cardoso dos Santos e pela intérprete Luciana Rodrigues, com a interação dos participantes. Para finalizar, todos os alunos apresentaram a música “A Paz”, da banda Roupa Nova, em Libras.
“Este trabalho vem possibilitando aos profissionais e à comunidade escolar, bem como aos estudantes ouvintes, a compreensão da cultura e da identidade da comunidade surda, assim como sobre as lutas e conquistas dessa população, promovendo a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar”, destacou a pedagoga Rociele de Lócio Oliveira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888