Escola de Baixo Guandu promove projeto sobre consciência negra
O objetivo do projeto foi promover a reflexão sobre a importância da diversidade e do respeito às diferenças, proporcionando um ambiente acolhedor e educativo.
O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu, localizado no município de Baixo Guandu, realizou, no último sábado (25), o projeto “Consciência Negra: Respeitando as diferenças, promovendo a igualdade”. O objetivo do projeto foi promover a reflexão sobre a importância da diversidade e do respeito às diferenças, proporcionando um ambiente acolhedor e educativo.
O evento ofereceu aos estudantes uma variedade de atividades voltadas para o Dia Consciência Negra, que acontece anualmente em 20 de novembro. O desfile da beleza negra foi o ponto alto do projeto e resultou numa celebração vibrante da estética afro-brasileira, destacando a diversidade de tons de pele, tipos de cabelo e estilos.
Em seguida, os alunos participaram de um ensaio fotográfico, capturando expressões de orgulho e identidade dos participantes. Essas imagens serviram de registros e documentaram a celebração, reforçando a mensagem de inclusão e igualdade.
Além dessas atividades, foram realizados concursos de desenho e poesia, oferecendo aos estudantes a oportunidade de expressarem suas visões e reflexões sobre a cultura afro-brasileira. Essa abordagem não apenas reconheceu talentos individuais, mas também incentivou a criatividade e a consciência negra.
“A iniciativa, de maneira global, valorizou as expressões individuais e também promoveu uma compreensão coletiva sobre a importância de respeitar e valorizar a riqueza da diversidade cultural presente em nossa sociedade”, disse o professor de Geografia Luciano José de Melo.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705