20/11/2023 15h11

Escola de Cachoeiro de Itapemirim realiza visita técnica à aldeia 'Ka’Agwy Porã'

O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes a experiência in loco das origens da formação do povo brasileiro, destacando a área de Ciências Humanas.

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Cachoeiro de Itapemirim, localizado no município de Cachoeiro de Itapemirim, realizou, na sexta-feira (10), a segunda etapa do projeto “Conhecendo nossas raízes”. O objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes a experiência ‘in loco’ das origens da formação do povo brasileiro, destacando a área de Ciências Humanas.

Durante a execução das atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a aldeia “Ka’Agwy Porã”, situada em Aracruz. Os visitantes participaram de uma palestra com o cacique Marcelo Guarani, por meio da qual foi possível conhecer um pouco mais sobre a vida na aldeia, o projeto de recuperação da floresta da região e, sobretudo, aprender sobre a importância de valorizar e respeitar todas as culturas. Após esse momento, houve uma apresentação do coral “Tape Retxakã”, cujo significado é “Caminho Iluminado”.

Além disso, os alunos foram convidados a participar de uma trilha que dá acesso à casa do cacique. Ao longo do percurso a esposa do líder indígena, contou sobre a devolução daquelas terras aos guaranis e mostrou o trabalho de reflorestamento que tem sido desenvolvido por eles. No fim da trilha, todos se deliciaram com uma refeição composta por pratos típicos.

“A viagem proporcionou aos estudantes um olhar menos romantizado do indígena, desmistificando conceitos e ideias culturalmente enraizados e, até mesmo, considerados corretos pela sociedade. Além de enriquecer o entendimento cultural, a atividade busca desenvolver um pensamento crítico em relação à própria história”, disse o coordenador pedagógico, Rômulo Farias.

Texto: Thiago Mozzer
 

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI