04/10/2021 16h14

Escola de Cariacica desenvolve projeto sobre educação fiscal em parceria com Sefaz

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Pautila Rodrigues Xavier, de Cariacica, desenvolveu um Projeto Integrador de Educação Fiscal, em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), intitulado “Alfabetização, Letramento e Matemática: Cidadania e Educação Fiscal”.

As professoras Mirian Evangelista de Oliveira e Glória das Graças Schmitel estiveram à frente da ação, que teve como objetivo incorporar a educação fiscal à vivência curricular dos estudantes, de forma transversal, tematizando a função social do tributo, com vista à formação da consciência tributária.

As atividades iniciais proporcionaram aos alunos o conhecimento da importância da educação fiscal, a aplicação desse saber e a conscientização com a comunidade escolar. Como material de apoio, foram utilizados vídeos, histórias em quadrinhos e jogos relacionados à cidadania.

Em articulação à temática do tributo e da educação fiscal, visando a um maior aprofundamento pelos estudantes, foram desenvolvidos conteúdos das disciplinas de História, Geografia e Matemática, além da implementação do projeto “Sextas Literárias”, com desenvolvimento de ações de leitura e atividades de produção de texto e exibição de filmes.

O projeto “Vendinha Capixaba do PET” foi realizado na Escola, marcando o fim das atividades e consolidando as aprendizagens, como noções de cidadania, ética, orçamento familiar e público, preparando os estudantes para o exercício da cidadania ativa e solidária.

“A prática da cidadania ocorre no cotidiano, demonstrada na relação entre os alunos, professores, família e comunidade, nas trocas e nos laços de cada cidadão com seu ambiente, seja ele o ambiente natural ou artificial. Por isso, é papel da educação proporcionar a reflexão sobre essas relações, bem como estimular atitudes em que o próprio cidadão se coloque na posição de responsável por seu destino e como ser capaz de influenciar positivamente o destino de sua comunidade”, disse a professora Mirian Evangelista de Oliveira.

Para o diretor Wellington Alves dos Santos, a pareceria entre a Escola e a Sefaz foi fundamental para o projeto. “Foi lindo ver os estudantes se apropriando da história dos tributos, conhecendo e entendendo a importância da Nota Fiscal, compreendendo que o patrimônio público é de todos e, por isso, há a necessidade de cuidarmos coletivamente dele. Foi um trabalho realmente importante de educação fiscal, fundamentalmente estruturado em conhecimento histórico e científico”, destacou.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata