Escola de Guarapari promove palestra sobre ‘Letramento Racial’
Objetivo da ação foi resgatar e reviver parte da trajetória do povo negro e seus descendentes no Brasil, sensibilizando os estudantes em relação à importância desse conhecimento.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Guarapari, localizada no município de Guarapari, promoveu, na última segunda-feira (13), a palestra “Letramento Racial”. O objetivo da ação foi resgatar e reviver parte da trajetória do povo negro e seus descendentes no Brasil, sensibilizando os estudantes em relação à importância desse conhecimento.
Durante a apresentação, conduzida pela gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Espírito Santo (GEPIR), Edineia Conceição, os alunos tiveram a oportunidade de se familiarizar com algumas angústias, inquietações e vivências sociais que contribuíram para a luta contra o racismo. O evento também proporcionou a chance de ouvir uma mulher negra compartilhar sobre as dificuldades e os desafios enfrentados na sociedade brasileira.
Ao longo da conversa, a palestrante destacou que a cultura africana precisa ser conhecida, valorizada e respeitada. “As comunidades escolares devem construir e divulgar um conhecimento baseado no estudo científico, na experiência empírica e livre de preconceitos”, ressaltou Edineia Conceição.
“A palestra foi muito importante, pois nos conscientiza de que muitas vezes praticamos o racismo sem nem perceber, como, por exemplo, em piadas, brincadeiras ou comentários. Também é de suma importância lembrar que o racismo não acabou junto com a escravidão e que ainda hoje ele é praticado em lugares que convivemos diariamente, como empresas, escolas, academia e outros”, disse a estudante Ana Beatriz Mion, da 2ª série do Ensino Médio.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705