Escola de Iconha utiliza aplicativos para ensinar conteúdo da disciplina de História
Os aplicativos TikTok, WhatsApp, YouTube e Facebook, foram aliados ao conteúdo.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Antônio Duarte, de Iconha, desenvolveu o projeto "Tik tok, tik ok - as novas onomatopeias sobre o tempo", que visou proporcionar conhecimentos dinâmicos sobre o tema “escravidão”, utilizando ferramentas digitais. Os aplicativos TikTok, WhatsApp, YouTube e Facebook, foram aliados ao conteúdo de História.
“A proposta desse projeto é processual, todavia, o grande momento de certificação do conhecimento do gênero advém, justamente, da criação de um roteiro para a preparação e gravação dos vídeos que retratam a escravidão negra e suas cicatrizes. Nesse momento, as redes sociais exercem sua função sócio-comunicativa, além disso, o mais instigante é colocar em circulação os conteúdos produzidos pelos alunos, despertando neles o interesse pela aprendizagem”, disse o professor Joedson Guimarães. Além de Joedson, o projeto teve a participação da professora Maria Helena Petersen.
O trabalho realizado foi uma forma dinâmica de ensino que promoveu o engajamento dos alunos e contribuiu fortemente para o ensino, trazendo a compreensão do passado do País. “A ideia do uso do aplicativo Tik Tok foi muito boa, pois possui mecanismos que auxiliaram a realização do trabalho e estão interligados com a modernidade da nossa sociedade, fazendo com que os jovens se interessem”, disse a estudante do Ensino Médio, Eduarda Pinto Bianchini.
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