06/05/2024 14h13

Escola de Linhares promove atividade avaliativa de forma dinâmica e interativa

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emir de Macedo Gomes, situada em Linhares, desenvolveu com os alunos uma avaliação dinâmica, diferente do formato tradicional de “prova”, atraindo a atenção dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. A partir da metodologia “Rotação por Estações”, a atividade avaliativa, realizada no último dia 26, envolveu a turma na temática "Café e suas potencialidades regionais".

Os objetivos, além de avaliar, foram aprofundar conhecimentos científicos sobre o cultivo do café, com enfoque na colheita e processamento, bem como desenvolver habilidades de pesquisa para interpretar dados e fenômenos relacionados ao produto, e também propor intervenções para otimizar a produção qualidade do café, visando ao desenvolvimento regional.

Segundo a professora Naiara Giuriatto, a responsável pelo projeto e docente de Física e do componente curricular “Que Haja Luz!” (do itinerário Terra, Vida e Cosmos), a atividade foi realizada em cinco estações, com duração de 20 minutos cada, as quais foram denominadas, respectivamente, como “Ciclo de “Vida do Café”, “Do grão de café ao café solúvel – Uma jornada virtual”, “A física do café”, “Qual a importância do café para a economia brasileira – Análise crítica” e “Impactos do café no corpo humano”. Dessa forma, as equipes, formadas por grupos de alunos, perpassaram por todas as estações e estudaram diferentes aspectos da temática.

A ideia, durante a aula, foi promover um estudo científico do café, permitindo que os aparatos tecnológicos, como uso de leitura de QrCode, links de acesso a conteúdo pela internet, por exemplo, servissem de auxílio na busca de um conhecimento crítico e reflexivo sobre um tema regional tão importante e vinculado ao Tema Integrador “Trabalho, Ciência e Tecnologia”.

“Como resultado pedagógico, a iniciativa proporcionou aos alunos uma compreensão holística sobre a importância do café, desde o cultivo até o processamento, torrefação, classificação e empacotamento, abordando os impactos econômicos, culturais e ambientais na sociedade, especialmente em uma cidade que é a maior produtora de café do Espírito Santo, com apostas em se tornar a capital mundial do café solúvel”, destacou Naiara Giuriatto.

Avaliação dinâmica

A profissional explicou que a atividade fez parte de uma avaliação diferente do formato usual de “prova”, pois foi utilizada uma metodologia ativa com diversos recursos tecnológicos, como Chromebooks, Smartphones, QrCode, Canva e YouTube, por exemplo. “Utilizar a ‘Rotação por Estações’ como forma de avaliação foi algo inovador e que teve ótimos resultados. Foi tão dinâmico que nem vi o tempo passar. Os alunos se mostraram estar motivados para realizar uma avaliação dessa forma. Apesar de, no início, ter sido complexa a elaboração, alterando algo que já era rotina em minha vida (avaliações tradicionais), foi a partir dessa experiência que constatei ser de extrema importância a utilização de metodologias ativas em paralelo ao uso de avaliações convencionais”, disse Naiara Giuriatto.

A aluna da 3ª série do Ensino Médio Ester Souza comentou que a professora fez uma boa escolha ao adotar a metodologia da “Rotação por Estações”. “É um método bastante interessante de se desenvolver o conhecimento na sala de aula, pois permite uma maior interatividade e a união entre os alunos, desenvolvendo o espírito do trabalho em grupo e o dinamismo por meio, por exemplo, do controle do tempo para a execução das atividades”, contou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br