Escola de Pancas faz resgate histórico local
Buscando dar sentido ao que se estuda em sala de aula à história local do município de Pancas, os alunos da Escola Arariboia estudaram sobre um soldado nazista que teria vivido na cidade. O assunto fez parte do conteúdo da disciplina de História sobre Os Regimes Totalitários e a Segunda Guerra Mundial.
O Professor Marcos Roberto Rangel explicou que, para contar os fatos, foi utilizado um jornal de época. “O jornal trazia a reportagem sobre um ex-soldado nazista, que morou as margens do rio Pancas, comunidade habitada por descendentes de pomeranos e alemães. Ele se alimentava de carne podre e vivia camuflado, como se estivesse se escondendo de alguém”, contou o Professor.
Com o texto, foi posssível explorar a História do Nazismo e a Segunda Guerra Mundial com informações que puderam materializar a importância do conhecimento histórico para que os alunos resgatassem a própria história.
“Uma vez que parte dos alunos são de comunidades pomeranas e alemãs, seus sobrenomes informam as primeiras famílias que chegaram. Conhecer a história do soldado nazista, sua escolha em morar aqui e outras questões culturais fomentaram a curiosidade nos alunos, que foram em busca de informações juntos aos familiares. Os alunos ficaram atônitos com o texto e todas as reflexões que a partir dele, permitiram identificar o resgate em todo o âmbito cultural em que vivem”, relatou Marcos.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br