31/08/2020 14h33 - Atualizado em 31/08/2020 15h51

Escola de São Mateus desenvolve projeto ‘Lê melhor, quem lê o mundo’

Os professores responsáveis pela atividade são: Claudinéia da Cunha Teixeira e Leandro Santos de França.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Santo Antônio, de São Mateus, está desenvolvendo o projeto “Lê melhor, quem lê o mundo”, que tem como objetivo contribuir no processo da aprendizagem do aluno da Educação Básica. Para isso, estão sendo trabalhados com os estudantes os Cadernos de Estudos Orientados (CEO), na disciplina de Geografia.

Os professores responsáveis pela atividade são Claudinéia da Cunha Teixeira e Leandro Santos de França. “Nosso intuito é compreender as atualidades, como, por exemplo, o impacto na sociedade de novidades tecnológicas ou desastres ambientais, formar suas próprias ideias e argumentos de intervenções para o problema de pesquisa abordada, ao propor desenvolver múltiplas habilidades, como também a transversalidade de conteúdos ao dialogar com diferentes disciplinas”, disse o professor Leandro Santos de França.

O trabalho teve início em 2015 e, ao longo desses anos, adaptou-se às realidades das diferentes escolas e professores. Foi uma proposta pedagógica elaborada pela professora Claudinea Teixeira e compartilhada com professor Leandro França em 2018. Os dois trabalharam essa metodologia ativa do Ensino Fundamental ao Médio na EEEFM Wallace Castello Dutra, também localizada em São Mateus.

Para o Ensino Médio, o projeto permite diferentes ensaios que contribuem para a habilidade de produção textual. O CEO foi pensado para as múltiplas habilidades. Esse mesmo caderno é utilizado durante o ano letivo, em que o aluno além de trabalhar seu argumento construtivo no final do ano, pode observar o caderno completo de informações e atualidades da educação ambiental. 

“Em 2020, com bons resultados obtidos, fomentou desenvolver essa proposta na EEEFM Santo Antônio, na gestão da diretora Marina Gomes, onde estou atualmente e manteve-se a parceria da Flora Zauli e professor Marcos Teixeira, do através do Laboratório de Educação Ambiental (LABEA), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)", disse Leandro.

A professora Maria da Penha de Souza, de Geografia, que gostou da ideia proposta, começou a trabalhar no ano corrente com suas turmas do Ensino Médio em parceria com o professor Leandro Santos de França e o mesmo convidou as professoras de Língua Portuguesa Vanusa Duque Neves e Tamires Carvalho para participar das correções das produções textuais.

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI