Escola em Linhares realiza júri simulado para fortalecer aprendizado em História
A metodologia propõe que os educandos analisem um fato proposto com objetividade e realismo, estudando com profundidade o tema.
Com o intuito de avaliar o aprendizado dos estudantes na disciplina de História, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir de Macedo Gomes, Escola do Futuro localizada em Linhares, promoveu um júri simulado na última semana. A metodologia consiste em, a partir de um problema, apresentar argumentos de defesa e de acusação, fazendo com que os educandos analisem um fato proposto com objetividade e realismo, estudando com profundidade o tema.
Orientados pela professora de História Raquel Linhares, os alunos estudaram, durante um mês, sobre os governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitesch para montarem suas apresentações. Na edição deste ano, a docente criou a equipe da mídia, responsável por criar material com o objetivo de provocar expectativa na comunidade escolar, bem como construir um breve vídeo com os melhores momentos dos julgamentos e divulgar todo esse material em uma conta no Instagram feita unicamente com esse objetivo.
A atividade propôs que os alunos deveriam narrar as informações de maneira imparcial, exata e verdadeira, sem a intenção de confundir o espectador. As apresentações do júri simulado ocorreram no auditório da escola, que foi organizado literalmente na estrutura de um tribunal, e os alunos comportaram-se como se estivessem em um fórum, desde os trajes formais até o vocabulário usado.
“Esse tipo de atividade desperta no aluno um envolvimento e entusiasmo não visto em atividades tradicionais. Alguns passam por momentos de autodescoberta, percebendo habilidades novas e até construindo objetivos para sua possível carreira. Além da criação de uma memória indestrutível do período escolar. Para mim, é extremamente prazeroso presenciar esse entusiasmo e desenvolvimento”, explicou a professora Raquel Linhares.
“ A nossa preparação para os júris foi de bastante pesquisa e estudo. Fomos em busca de provas válidas, sempre olhando se o site era confiável ou não. Além disso, dentre as habilidades desenvolvidas, a que teve bastante impacto para mim, e acredito que para os outros também, foi a melhora da oratória e da argumentação. Além disso, o estudo dos casos de ambos os presidentes colaborou para a melhora do conhecimento de todos os presentes no júri”, relatou a estudante Sarah Capelário, da 3ª série do Ensino Médio.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707