27/09/2019 15h06

Escolas da Rede trabalham pertencimento e conexão

Despertar valores também foi um dos objetivos da atividade.

Escolas da Rede Estadual têm desenvolvido atividades que desenvolvem pertencimento e conexão. Exemplo disso é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Sebastiana Grilo, em Pancas, que realizou uma ação de reflexão denominada “Brasil, um país de todos”, em que cada aluno pode expressar o que pensa ser necessário para o futuro.

Dentre os valores citados pelos estudantes, havia pedidos respeito, honestidade, amor, lealdade, dignidade, fé, família e inteligência, porém há, também, quem lembrou de saúde, lazer, moradia, preservação ambiental, política, transporte público e iniciativas para o bem-estar social da população.

“Esses são valores fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, para formar pessoas de caráter e profissionais capacitados com ética e empatia, preservando os valores”, disse a estudante Maria Eduarda Nascimento.

Imersão capixaba

Já EEEFM Elice Baptista Gáudio, na Serra, promoveu uma imersão na cultura local por meio de lendas do Espírito Santo, com o objetivo de despertar conceitos de identidade e territorialidade.

Intitulada “Descobrindo Talentos”, a atividade buscou explorar todas as formas de linguagens presentes nos mais variados tipos de histórias, até mesmo nas tirinhas de jornal velho ou revistas em quadrinho. “Conhecer lendas capixabas, como é o caso do ‘Frade e a Freira’, torna ainda mais legal passar por essa região do Estado, eu nunca imaginei que história fosse essa”, afirmou o estudante Pedro Silva.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043