23/12/2020 13h53 - Atualizado em 23/12/2020 14h53

Escolas incentivam gosto pela leitura e o hábito da escrita por meio de projetos educacionais

As escolas da Rede Estadual de Educação desenvolveram, durante o ano de 2020, projetos e ações voltados ao incentivo à leitura, escrita, e produção artística dos estudantes. Uma das unidades escolares foi o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CEEFMTI) Professora Maria Penedo, em Cariacica, com atividade de leitura compartilhada, sobre o livro “A Batalha dos Gêneros Textuais”, de Francisco de Assis Martins da Silva.

Partes do livro foram postadas, diariamente, na plataforma do Programa EscoLAR, no Google Sala de Aula e também nos grupos de WhatsApp, das turmas da 3ª série do Ensino Fundamental. A estratégia de postar aos poucos os conteúdos, teve objetivo de fazer com que a leitura fluísse melhor e aguçasse o interesse dos alunos em querer ler mais e saber a continuação da história.

A iniciativa da ação foi do professor de Língua Portuguesa, Irlan Ruy Rodrigues. “A experiência foi muito legal, pois alguns estudantes queriam até fazer resumo do livro, na medida em que iam lendo a história. Outro fato importante, é que o livro trabalha, além das características de alguns gêneros, a questão do respeito às diferenças e às particularidades de cada um dos personagens representados pelos gêneros textuais”, disse o professor.

Já a professora Ednalda Caminote, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professora Adevalni Azevedo, localizada na Serra, que atende estudantes do Centro de Detenção Provisória, desenvolveu e executou o projeto “Lêberdade”, em que propôs aos alunos criarem desenhos a partir de suas interpretações das leituras.

“A leitura é um hábito transformador capaz de realizar maravilhas na vida das pessoas ao criar um processo de aprendizado, de expansão de horizontes, de troca de experiências e até mesmo de crescimento pessoal. A arte na escola aperfeiçoa e desenvolve a expressão artística, a forma de olhar e entender o mundo. Juntamos as duas temáticas como aliadas no processo de alfabetização”, afirmou Ednalda Caminote.

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