Escolas utilizam HQ’s para trabalhar diversas temáticas em sala de aula
Coronel Gomes de Oliveira e Bráulio Franco são umas das escolas que adotaram o método.
Buscando compreender de forma mais aprofundada a Literatura Barroca, os alunos das primeiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, localizada em Anchieta, desenvolveram uma história em quadrinhos com o uso de Inteligência Artificial (IA). A atividade teve como personagens principais dois dos mais importantes representantes do Barroco: Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos Guerra.
A criação de histórias em quadrinhos com IA permitiu que os estudantes vivenciassem a prática da leitura e interpretação de textos em um formato diferenciado, contribuindo também para a compreensão de como as obras do passado podem dialogar com os meios tecnológicos contemporâneos. Eles puderam explorar o gênero de maneira interativa e criativa, aliando tecnologia e literatura.
“A criação de quadrinhos com IA trouxe uma nova energia ao estudo da Literatura Barroca. Essa abordagem une tradição e tecnologia, motivando os alunos e tornando o aprendizado mais envolvente e acessível”, comentou a professora de Português Miriã Silva de Senna França.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bráulio Franco, localizado no município de Muniz Freire, também utilizou a metodologia para trabalhar as disciplinas em sala de aula. Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio criaram uma História em Quadrinhos sobre o tema de Energia. A atividade, realizada no último dia 03 de outubro, envolveu as disciplinas de Física e Língua Portuguesa.
Direcionada pelos professores Augusto Cesar Martins Bicalho e Andréia Figueiredo Gimenes, a atividade teve o objetivo de trabalhar em conjunto no ensino dos conteúdos de Energia, Gêneros Textuais e elementos de uma narrativa. Utilizando storytelling, que consiste em desenvolver com alunos habilidades de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais, as histórias criadas foram estruturadas no Storyboard That, que facilitou o processo.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707