17/10/2024 16h50

Estudantes da EJA Prisional produzem fanzines

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, que têm como escola de referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Inah Werneck, localizada também em Cachoeiro de Itapemirim, participaram, no decorrer do mês de setembro, de um projeto de fortalecimento da consciência crítica e artística. A iniciativa buscou, por meio da produção de fanzines, fomentar o debate sobre a consciência negra.

Durante a realização, os alunos desenvolveram materiais, que incluíram desenhos, colagens e textos autorais, com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre o enfrentamento ao racismo. Além disso, a atividade buscou ampliar a capacidade de expressão linguística e incentivar a criticidade e a autonomia, ao valorizar as vivências e os saberes dos participantes.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa Cristiane Marinato Pinheiro Manzoli o objetivo da ação foi integrar os conceitos de gêneros e tipologia textual, literatura e poesia visual, desenvolvendo a escrita como uma forma criativa de expressão.

“A experiência de produzir um fanzine pode ser um passo significativo para futuras produções de textos variados, além de aumentar a autoestima dos reeducandos. Nossa proposta visa valorizar as habilidades e competências individuais, melhorando o letramento crítico e formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade”, destacou a professora Cristiane Manzoli.

Ela frisou ainda que a criação dos fanzines permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades e competências que não apenas os tornaram mais proficientes na escrita e nas artes visuais, mas também os ajudaram a compreender melhor seu papel na luta contra o racismo e na construção de uma sociedade mais igualitária.

“O diferencial da ação foi justamente a fusão entre literatura e arte, aproximando os jovens de experiências literárias únicas, que incluíram a produção de versos, textos em prosa, ilustrações e até a utilização de aquarela. Essa abordagem permitiu que eles se expressassem de maneira criativa e autoral, ampliando seu repertório cultural e sua consciência sobre questões raciais”, completou a professora.

Fanzine

Fanzine é uma publicação não profissional e independente, geralmente feita por fãs de um tema específico, como quadrinhos. A palavra "fanzine" é uma junção das palavras "fanatic" e "magazine", que significa "revista de fã" ou "revista de fanático".

Envie sua sugestão de pauta para:
pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon