01/12/2025 12h08

Estudantes de Brejetuba participam de atividades práticas de História com produção de maquetes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada no município de Brejetuba, desenvolveu, no dia 12 de novembro de 2025, o projeto “Viajando no Tempo – Memorial Vivo: Ludicidade e Imersão na Aprendizagem Histórica”, com estudantes dos 6ᵒˢ e 7ᵒˢ anos do Ensino Fundamental. A iniciativa foi conduzida pela professora Eriete Santos e integra as ações pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens no componente curricular de História.

O projeto teve como objetivo promover práticas metodológicas ativas, associando recursos lúdicos, atividades colaborativas e produções concretas para fortalecer a compreensão dos conteúdos estudados ao longo do ano. A ação foi planejada a partir de um diagnóstico das habilidades que necessitavam de reforço e buscou integrar práticas interdisciplinares entre Arte, Matemática e História, aproximando teoria e prática no cotidiano escolar.

Entre as atividades propostas, os estudantes participaram de apresentações de seminários e da construção de maquetes, produzidas com papelão e outros materiais acessíveis. As produções representaram civilizações antigas, sociedades medievais, processos históricos do mundo moderno e temas relacionados às grandes navegações e à colonização das Américas. A abordagem favoreceu o protagonismo estudantil e possibilitou que os conhecimentos fossem aplicados de maneira prática e significativa.

Nos 6ᵒˢ anos, o projeto reforçou descritores relacionados à compreensão das diferentes temporalidades históricas, à distinção entre fontes históricas, às características das sociedades da Antiguidade e à relação entre passado e presente. Já nos 7ᵒˢ anos, foram retomados conteúdos sobre o Renascimento, o Humanismo, a transição do feudalismo para o capitalismo, as grandes navegações e os impactos da colonização sobre povos indígenas e africanos escravizados.

A professora Eriete Santos destacou que a recomposição das aprendizagens ultrapassou a recuperação de conteúdos, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, da compreensão da diversidade cultural e da capacidade de análise, aspectos essenciais para a formação cidadã. A docente ressaltou ainda a participação ativa dos estudantes e o apoio dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo a inclusão plena de todos os alunos no processo formativo.

De acordo com os estudantes, as atividades práticas contribuíram para ampliar o interesse pelos conteúdos de História e fortalecer competências socioemocionais, como a cooperação e o respeito às diferenças.

“Foi fantástico, tivemos aulas práticas e podemos navegar na história e na imaginação, aprendendo várias coisas, inclusive a trabalhar em equipe e deixar as diferenças das pessoas de lado”, destacou a estudante Maria Elise da Silva.

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