Estudantes de Cariacica produzem panelas inspirados na produção das Paneleiras de Goiabeiras
A iniciativa fez parte do projeto "Missão Pedagógica Preta" com o objetivo de consolidar práticas educacionais sobre relações étnico-raciais nas escolas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, Escola do Futuro localizada em Cariacica, realizou, durante o mês de junho, uma atividade educativa e cultural que envolveu a criação de panelas de argila, inspiradas nas tradicionais panelas das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. A iniciativa fez parte do projeto "Missão Pedagógica Preta", promovido pela Secretaria da Educação (Sedu), com o objetivo de consolidar práticas educacionais sobre relações étnico-raciais nas escolas.
A ação buscou materializar produtos artísticos após discussões sobre raça e etnia, envolvendo os estudantes em um processo de reflexão e criação. Durante o projeto, os alunos exploraram temas como identificações, marcadores sociais da diferença, interseccionalidades, racismo estrutural e luta antirracista.
Rafaela Oliveira, professora responsável pela atividade, explicou que a sequência didática iniciou com debates teóricos nas disciplinas de Caminhos da Educação e História, finalizando com a recriação artística das panelas. "O ofício das Paneleiras, reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de origem indígena, foi escolhido pelos estudantes entre outros temas apresentados. Esta prática cultural permitiu trabalhar a história da formação da população capixaba e a produção de artefatos culturais historicamente produzidos por indígenas e atualmente também por pessoas pretas e pardas", destacou.
Wyara Tayza Arruda Pimenta Lima, uma das alunas participantes, compartilhou sua experiência: "Gostei bastante das discussões que o projeto levantou. Como vim de outro estado, comecei a aprender agora sobre a história da panela de barro, que é originária daqui. Refazer as panelas foi uma ótima experiência para além da teoria e aprender mais sobre os indígenas e as pessoas pretas foi enriquecedor".
Outro estudante, Arthur Rodrigues, também elogiou a iniciativa: "Achei interessante as discussões sobre raça e etnia, temas necessários e relevantes inclusive para a redação do Enem. Discutir a cultura do estado, os povos, as raças e as etnias é muito importante. Gostei de estudar esses temas e desenvolver as panelas, símbolos da cultura étnica e racial capixaba".
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707