04/05/2023 12h00

Estudantes de Viana discutem ações de combate à violência na escola

Iniciativa buscou de forma lúdica e interativa mobilizar a reflexão sobre as formas de prevenção e combate a esse problema social.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria de Novaes Pinheiro, no município de Viana, promoveu, nessa terça-feira (02), um encontro para debater acerca das diferentes manifestações de violência na escola, reunindo os alunos das salas de 1ª série. A iniciativa buscou de forma lúdica e interativa mobilizar a reflexão sobre as formas de prevenção e combate a esse problema social.

No decorrer da atividade, os estudantes identificaram os fatores e os motivos que contribuem para os episódios de violência que abrangem todo o ambiente escolar e destacaram, nesses casos, o bullying, o racismo, a gordofobia, a LGBTfobia, a exclusão social e a falta de envolvimento da família na vida escolar dos filhos.

A professora de Língua Portuguesa Sabrina Wanzeler salientou que, muitas vezes, a violência se inicia de forma verbal, sutil e disfarçada de brincadeira, mas que intimida, humilha, pode causar intensa violência psicológica e pode evoluir para a forma da violência física.

“A escola, enquanto instituição formadora, precisa cada vez mais mobilizar debates sobre o tema com os alunos e ter mecanismos preventivos e estratégias de intervenção que proporcionem o diálogo entre estudantes, escola e família, assim como incentivar a tolerância, a empatia e o respeito como comportamentos essenciais de todos os membros ativos da instituição de ensino”, destacou a professora Sabrina Wanzeler.

O estudante Thiago de Oliveira Alves contou que, ao final das discussões, os alunos elaboraram cartazes com desenhos, mensagens e poemas abordando o tema. “Foi muito legal refletir sobre o tema da violência na escola, pois, às vezes, não percebemos o quanto o bullying e as agressões verbais são ruins para todos nós que estamos na escola. Temos que aprender a respeitar as diferenças e sermos mais tolerantes”, disse.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br