04/08/2023 16h16

Estudantes produzem infográfico com expressões antirracistas em Escola de Alegre

Objetivo da atividade foi permitir aos estudantes a reflexão sobre palavras que reforçam e perpetuam o racismo no dia a dia.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Monteiro de Paiva, localizada no município de Alegre, produziu, nessa quinta-feira (03), um infográfico reunindo palavras e expressões antirracistas. A ação foi desenvolvida com os estudantes utilizando o aplicativo Canva e teve como objetivo incentivá-los a refletir e combater o racismo na sociedade.

A atividade foi desenvolvida com a orientação dos professores de Geografia, Ronilson Oliveira Paulino, e de Língua Portuguesa, Ana Paula Machado. Com diversas palavras e expressões antirracista pesquisadas, os alunos produziram um infográfico por meio do aplicativo Canva, permitindo que aprendessem a usar a tecnologia digital com sentidos histórico e humano.

Após a conclusão do infográfico, as palavras foram divulgadas no mural da escola para que todos da comunidade escolar pudessem ler e refletir cada expressão que não reproduz o racismo.

“A atividade foi importante, uma vez que permitiu os alunos a entrarem em contato com palavras ditas no nosso cotidiano, com caráter racista e que muitas vezes passam de forma despercebida, buscando refletir sobre o vocabulário usado no cotidiano e de forma consciente”, disse o professor Ronilson Oliveira Paulino.

“Nunca havia parado para refletir o significado dessas palavras e expressões, que, muitas vezes, reforçamos no nosso dia a dia, perpetuando o racismo. Agora que os professores trabalharam conosco essas palavras e expressões, buscaremos de forma gradual substituir essas palavras para minimizar os impactos do racismo na nossa escola e na comunidade”, disse o aluno da 2ª série do Ensino Médio Mateus de Oliveira Vidal.

Texto: Thiago Mozzer

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri