Estudantes representam cotidiano por meio de fotografias
A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Alto Jatibocas, localizada em Itarana, propôs, por meio da disciplina de Arte, um trabalho que promovesse um olhar ao passado e ao presente, em ambientes caseiros, por meio da fotografia digital. O projeto foi intitulado “A Arte representa a vida, não é um clichê”.
A iniciativa foi da professora Marinalva Scárdua Dalmonech. “Representar a vida e o meio, na forma de imagens, começa na pré-história, com os desenhos rupestres nas cavernas. É do ser humano retratar os momentos, como que para eternizar aquilo que seu cérebro não poderá guardar ou mostrar ao passar do tempo”, disse a professora de Arte.
Os estudantes retrataram momentos de suas famílias e comunidade, por meio de fotos, e compararam com fotografias antigas, tiradas por pais e familiares.
“Os cliques trouxeram a comunidade para o mundo escolar. Aprender a partir do contexto e da pesquisa faz o aluno compreender que escola e comunidade se completam e não são polos opostos”, explicou Marinalva Scárdua Dalmonech.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata