Estudantes vivenciam o 'Arraiá das Linguagens' com aprendizado lúdico e colaborativo
-1.jpg?v=638881021838024980)
O projeto também buscou desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em grupo, cooperação e escuta ativa.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, localizada em Alegre, participaram do projeto pedagógico temático “Arraiá das Linguagens”, uma atividade que uniu elementos culturais juninos ao ensino da Língua Portuguesa. A ação foi organizada pela professora Caroline de Jesus Pirovani com o objetivo de promover o aprendizado de forma lúdica, interativa e significativa.
Realizado em formato de rotação por estações, o projeto contou com cinco mesas temáticas: Barraca do Beijo, Pescaria, Boca do Palhaço, Fogueira e Quadrilha. Cada uma delas propôs desafios relacionados a conteúdos como figuras de linguagem, coesão textual, interpretação de gêneros, leitura crítica e inferência de sentido.
O projeto também buscou desenvolver habilidades socioemocionais, como trabalho em grupo, cooperação e escuta ativa. “O projeto foi uma forma de trabalhar a habilidade de organização, proatividade, foi muito enriquecedor ver todos os alunos empenhados em realizar todas as atividades e reaplicar para as outras turmas”, destacou a professora de Língua Portuguesa Caroline de Jesus Pirovani.
Segundo os relatos, a ambientação temática e a gamificação contribuíram para o engajamento dos alunos. “Gostei muito, foi uma forma de aprender e relembrar alguns conteúdos brincando, ficou dinâmico e conseguimos ver vários conteúdos ao mesmo tempo”, afirmou a estudante Laura Vigna.
A proposta destacou-se por integrar componentes curriculares a elementos culturais, criando um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707