09/09/2021 11h35

Letrus auxilia alunos de Colatina no Projeto Destaques em Redação

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada em Colatina, desenvolveu o Projeto Destaques em Redação, com o intuito de incentivar e premiar os alunos da 3ª série, com as melhores notas nas produções textuais do Programa Letrus de Desenvolvimento e Escrita.

A iniciativa partiu da Professora Coordenadora de Área (PCA) de Linguagens, Bruna Fernandes de Mello Araújo Oliveira, com as professoras de Língua Portuguesa Ana Maria Andrade de Oliveira, Janice Machado e Luciana Mozini Affonso.

Para a atividade, foram disponibilizados temas de redação com textos motivadores, utilizando como modelo as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir das produções dos alunos, foi realizada a correção, com base nas competências avaliativas do Enem, por meio de Inteligência Artificial. Essa pontuação varia de 0 a 100 pontos, levando em consideração o mínimo de linhas e palavras.

“A plataforma Letrus promete a nós, alunos, uma experiência que desenvolva as nossas técnicas e, paralelamente, nossas redações. Contudo, apresenta algo muito além disso, pois a Letrus conta com uma plataforma simples e organizada, uma correção esplêndida e muito detalhada, de modo que nos demonstra os pequenos detalhes que, por muitos, é postergado. Além disso, as detalhadas correções são feitas de forma instantânea, junto às notas finais e às respectivas de cada competência. Sendo assim, ela vai muito além de quaisquer outras plataformas de correção que já havia utilizado. Já consigo ver os meus pontos positivos e aqueles que devo desenvolver graças à Letrus”, disse a aluna Renata Jacobsen Sarter. 

O primeiro tema trabalhado com os alunos foi “Caminhos para reverter o descaso ambiental no Brasil”. A partir desse tema, foi levantada uma discussão sobre o vídeo “Ilha das Flores”, que mostra a realidade muito presente do desperdício de alimentos e os impactos no meio ambiente. “Essas discussões são importantes para que os alunos possam abranger os conhecimentos, não ficando apenas presos aos textos motivadores e dando a eles outra perspectiva do tema abordado”, explicou a professora Bruna Fernandes de Mello Araújo Oliveira.

Com o encerramento do período dessa produção, foi feito um levantamento das melhores notas das seis turmas de 3ª séries da escola. As notas e fotos dos alunos foram anexadas em um mural, bem como receberam uma premiação. “A premiação é simbólica e serve para incentivar os demais alunos, levando-os a se dedicarem mais. Uma vez que ainda teremos outras cinco produções na Letrus”, completou Bruna Fernandes de Mello Araújo Oliveira.

“Como aluna do 3º ano da Escola Rubens Rangel, achei muito interessante o jeito que funciona a plataforma Letrus. Quando finalizei a minha redação, mostrou como poderia melhorar para não cometer os mesmos erros, além de ajudar a organizar as competências e fornecer exercícios para praticar e escrever melhor as próximas redações”, disse a estudante Julia de Sousa Cunha Severiano.

Programa Letrus de Desenvolvimento e Escrita 

Por meio da ferramenta, os estudantes produzem textos e recebem uma avaliação em tempo real sobre os erros, acertos e alternativas para uma boa produção. Assim, o aprendizado ganha em agilidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata   

 

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