Literatura e Geometria se encontram em aula temática na Escola Professor Pedro Simão

Atividade lúdica utilizou a obra ‘Alice no País das Maravilhas’ para aproximar estudantes de conteúdos de Geometria e fortalecer aprendizagens.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, localizada em Alegre, realizou a aula temática “Alice no País da Matemática”, envolvendo estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta utilizou elementos da obra Alice no País das Maravilhas para ensinar conceitos de Geometria de forma criativa, lúdica e contextualizada.
As professoras Alessandra Brite Gomes Tiburso, Camila Fernandes Torres Almeida e Marielli Vieira Borges de Abreu se caracterizaram como Alice, Chapeleiro e Rainha de Copas, conduzindo os alunos em uma narrativa pedagógica que transformou o aprendizado em uma experiência interativa.
Além de estimular a aprendizagem dos conteúdos previstos no Paebes, a atividade também fortaleceu competências socioemocionais, como cooperação e resolução de problemas em grupo. Os estudantes participaram de desafios coletivos durante o percurso narrativo, em que precisaram discutir estratégias, dividir tarefas e apoiar uns aos outros para chegar às soluções, reforçando o protagonismo e o trabalho em equipe.
Segundo a professora Marielli Vieira Borges de Abreu, responsável pela disciplina de Matemática, a proposta contribuiu para superar dificuldades em conteúdos de geometria: “A utilização da narrativa ajudou a contextualizar a geometria plana e espacial, tornando os conceitos mais próximos da realidade dos estudantes. Foi possível trabalhar descritores defasados de maneira criativa e prazerosa, favorecendo a aprendizagem e ampliando a visão dos alunos sobre a Matemática”, disse.
O estudante Kauã Lagem Silva, da 3ª série do Ensino Médio, destacou a importância do formato lúdico: “Achei divertido, parecia que a gente estava dentro da história, e ao mesmo tempo estávamos resolvendo problemas de Matemática. Nunca pensei que Matemática pudesse se misturar com histórias, ficou mais interessante aprender assim.”
De acordo com a equipe escolar, o diferencial da atividade esteve na combinação entre Literatura e Matemática, que possibilitou a participação de diferentes perfis de alunos, estimulando curiosidade, cooperação e autonomia.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu