MULHERES NA EDUCAÇÃO: força e determinação na retomada dos estudos
Aos 38 anos, Vall Oliveira segue o sonho de melhorar de vida por meio dos estudos.
A história de Valdilene Oliveira de Jesus Siqueira, mais conhecida como “Vall”, em muito se assemelha à de milhares de brasileiros. Natural do interior do Estado da Bahia, a auxiliar de serviços gerais enfrentou diversas barreiras que a impediu de concluir os estudos na adolescência. Ainda muito jovem, casou-se e teve dois filhos, Luiz Moisés e Luiz Henrique, que hoje têm 16 e 18 anos, respectivamente.
Diante das dificuldades da nova realidade, Vall decidiu buscar novas oportunidades na cidade grande, mudando-se para Vitória com os filhos e o companheiro com quem estava à época. Na capital do Espírito Santo, ela se renovou: conseguiu o emprego de auxiliar de serviços gerais, no qual permanece até os dias atuais, e começou a refazer a própria vida.
Com a volta dos filhos para a Bahia e a nova realidade diante um novo casamento, aos 38 anos, Vall priorizou a vontade de melhorar de vida para conseguir ajudar a família dela, retomando os estudos.
Foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza, em Cariacica, que ela recomeçou a jornada acadêmica por meio do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Governo do Estado. Para a estudante, o aprendizado sempre foi um meio de melhorar a qualidade de vida e obter novas e melhores oportunidades de emprego.
“Nunca é tarde para buscar o conhecimento e seguir seus sonhos. O caminho pode ser desafiador, mas cada passo dado em direção à educação é uma conquista que deve ser celebrada. Com determinação, dedicação e apoio, é possível superar as dificuldades e alcançar o sucesso. Ainda tenho muitos sonhos e esse é um deles!”, afirmou Valdilene Oliveira.
Texto: Isadora Wandenkolk
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707