18/09/2020 10h00 - Atualizado em 18/09/2020 14h51

Produção de Cordel aproxima alunos, família e escola em Ibiraçu

Foram trabalhados com os estudantes o Gênero textual "Cordel" e o tema Integrador “Vida Familiar e Social".

“Produção textual como expressão e manifestação cultural no Brasil” foi uma das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP’s), aplicada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nossa Senhora da Saúde, de Ibiraçu. A atividade teve como objetivos facilitar a aproximação entre alunos, familiares e professor e o entendimento dos alunos sobre diversidade e as inter-relações de elementos que se apresentam nas diferentes manifestações culturais do Brasil.

A professora de Língua Portuguesa Alice Pereira dos Anjos percebeu a necessidade de realizar atividades práticas com os alunos para facilitar o entendimento à apropriação do saber. “O mais importante de todo esse processo foi integrar a criança e dar a ela a responsabilidade de construir, junto com os pais, a atividade”, disse Alice dos Anjos.

A professora partiu do conteúdo Gênero textual "Cordel" e do tema Integrador "Vida Familiar e Social", para desenvolver a APNP. Os alunos realizaram xilogravuras e poemas de Cordel representando a família.

“Postei esta atividade no grupo de WhatsApp dos alunos, para explicação dos materiais necessários à produção. Fiz um vídeo demonstrando o que é xilogravura, passo a passo e exemplifiquei Cordel com meu poema. Desta forma, pedi aos alunos que enviassem seus poemas para correção, para eu postar no grupo da turma. Foi uma atividade magnífica, com a participação da família, no incentivo e realização, atingindo o objetivo de conhecimento e aprendizado”, disse a professora.

O aluno Gustavo Sirtoli comentou sua experiência. “Eu achei a atividade bem diferenciada. Gostei muito de fazer. Me ensinou várias coisas e minha família gostou muito desse modelo inovador”, afirmou.

Ediana Barcellos Guedes, mãe da aluna Thamirys Barcellos Guedes, pontuou que desde o momento em que a professora postou a atividade, reuniu a família para a realização do trabalho. “A participação da família é fundamental neste momento tão difícil, que nos aproxima cada vez mais. É muito bom saber que a escola tem profissionais interessados na aprendizagem de nossos filhos. É gratificante estar ao lado do filho, auxiliando e também aprendendo, porque a cada dia é um novo aprendizado. Gostei muito de aprender e estudar com minha filha este gênero de forma diferenciada.”

As pedagogas Ilzete da Ros e Luciana Rangel Favalessa, e a diretora Keila Cuzzuol Pimentel Piol se surpreenderam com a qualidade e a quantidade de trabalhos desenvolvidos, pois estamos em um período diferente do habitual, e a resposta dos alunos a esta atividade não presencial foi extremamente gratificante, demonstrando como a aprendizagem pode ser significativa”, destacou a professora Alice dos Anjos.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043