12/06/2019 17h00 - Atualizado em 12/06/2019 17h43

Professora de Santa Maria de Jetibá representa a Rede Estadual em Brasília

Melidiane Fiorotti Coelho, da Escola Graça Aranha, foi selecionada para a Missão Pedagógica do Parlamento

A Rede Estadual de Educação do Espírito Santo está sendo representada na Missão Pedagógica do Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, pela professora Melidiane Fiorotti Coelho, da Escola Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá. Entre os 16 candidatos do Estado, Meliane e a professora Valéria Gabriela Fosch, da rede municipal de São Mateus, foram as selecionadas no processo seletivo. O evento começou nessa segunda-feira (10) e vai até a próxima sexta-feira (14).

Meliane Fiorotti, que ainda está em Brasília, falou sobre a oportunidade. “Estou amando tudo isso. O intuito aqui é criar uma rede de educadores com ideias voltadas para a democracia. Quando eu voltar começo o módulo de aplicação com meu projeto na escola onde leciono”, relatou.

O Programa de Capacitação Missão Pedagógica é direcionado para educadores que acreditam ser a escola um espaço importante para a formação cidadã democrática e que desejam trabalhar temáticas como cidadania, política, democracia e Poder Legislativo em suas escolas.

Missão Pedagógica

Participaram da seleção professores regentes, coordenadores, orientadores e diretores escolares no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e com graduação concluída. A 1ª fase será um módulo presencial, com 40 horas de aula, de 10 a 14 de junho. Já a 2ª fase, será com módulo de aplicação, com 50 horas à distância, de 05 de agosto a 14 de novembro.

A participação das educadoras da Rede se deu diante ao projeto desenvolvido junto aos alunos das unidades de ensino. “A atividade foi desenvolvida com a intenção de conscientizar os alunos a respeito da importância da ética no nosso dia-a-dia em sociedade, além de, também, analisar aspectos políticos relevantes com relação à importância do voto consciente”, disse Fiorotti.

O objetivo da ação é destacar as melhorias das relações humanas em cada aluno, que entende seu papel social e percebe a necessidade de atuar com ética em qualquer campo, seja na escola ou no local onde vive.

A partir deste momento, os alunos compreenderam a importância de fiscalizar o trabalho de seus representantes, avaliarem esse trabalho e dar feedback real para que as melhorias sejam alcançadas, ampliando, assim, o processo democrático já existente bem como buscar a conscientização plena dos alunos enquanto cidadãos.

Texto: Geiza Ardiçon e Soraia Camata

Informações à imprensa: