Professores da Rede Pública Estadual competem na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio
A premiação dos finalistas da categoria ouro acontecerá no dia 27 de março.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizará a divulgação do resultado da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) em uma cerimônia on-line no dia 27 de março de 2024. Entre os inscritos, 67 professores foram premiados, dos quais 47 na categoria bronze, 10 na categoria prata e 10 na categoria ouro. Entre os 19 finalistas para a categoria ouro está o professor da Rede Pública Estadual de Ensino Thiago de Pádua Rosa, de Guaçuí.
Como prêmio, os vencedores da categoria ouro participarão, em outubro, de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal da China, uma vez que o país se mantém entre os melhores desempenhos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Além da viagem de premiação, haverá a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
“Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, explica Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.
Capixabas na competição
Professor de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antonio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, Thiago de Pádua Rosa conta que o objetivo do seu trabalho é desfazer o tabu de que a Matemática é uma disciplina difícil. “Aprender Matemática é divertido e pode se tornar cada vez mais fácil se transformarmos a forma de apresentar os conteúdos”, diz o profissional da educação.
“Sempre que vejo que a aula está se tornando cansativa, reservo um momento para estimular os alunos a trabalharem em grupo e continuarem aprendendo a Matemática de forma diferente, brincando e jogando. O banco imobiliário capixaba é um dos jogos que eu utilizo para relacionar Matemática com outros assuntos de interesse dos alunos, fazendo com que eles venham para a aula de Matemática mais empolgados e interessados”, pontua o docente.
Além do professor Thiago Rosa, a competição também contou com mais uma participação capixaba entre os finalistas. A professora de Matemática Sabrina da Silva Menezes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Domingos José Martins, localizada em Marataízes, foi uma das premiadas na categoria bronze da OPMBr.
“É muito gratificante participar das Olimpíadas, principalmente porque nós trabalhamos tanto, damos o nosso melhor sempre querendo que o aluno aprenda, procurando metodologias ativas que despertem a curiosidade do estudante em aprender e que o ajudem a tornar aqueles conceitos matemáticos palpáveis. Então, quando a gente participa de um evento desse e chega à fase final, como eu cheguei, eu me sinto muito feliz, porque sinto que estou fazendo a coisa certa. É muito feliz ter esse reconhecimento!”, relata a professora Sabrina Menezes.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705