12/07/2021 10h22

Professores e líderes de turma promovem reflexão sobre ‘direitos, potencialidades e limitações das pessoas com deficiências’

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Ewerton Montenegro Guimarães, de Viana, realizou uma ação formativa com os líderes de turma. O objetivo foi fazer uma reflexão sobre os direitos, potencialidades e limitações das pessoas com deficiências, a fim de promover mais respeito e empatia com os estudantes matriculados na unidade escolar.

Essa ação é uma das etapas do projeto “Na minha escola todo mundo é igual”, elaborado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE): Carmem Lúcia Costa, de Deficiência Intelectual (DI), e Ariane Endringer, de Deficiência Visual (DV).

“No encontro formativo, apresentamos a importância do Atendimento Educacional Especializado, a rotina do nosso trabalho como peça fundamental para desenvolver os alunos deficientes e esclarecemos as dúvidas que surgiram na apresentação. Momento este em que houve a interação do grupo participante, por meio do envolvimento de todos, dentro dos assuntos apresentados: respeito, equidade, empatia e inclusão”, disse a professora Ariane Endringer.

O trabalho foi realizado com os líderes de turma para desenvolver um olhar atento sobre o tratamento e interações, tanto interpessoais quanto de aprendizagem, de todos os membros da comunidade escolar em relação aos estudantes com deficiência.

Os líderes desenvolvem um importante papel de articuladores da informação, monitoramento, levantamento de demandas e feedback com os demais estudantes de sua turma. Portanto, precisam ter repertório e ferramentas para lidar com situações cotidianas que merecem atenção.

“Foi uma formação primordial. Era algo que precisava ter sido feito, pois como líderes de turma, precisamos estar bem preparados para lidar com diversas situações e, nessa formação, conversamos e conhecemos um pouco mais a respeito das pessoas com deficiência. Nessa formação, aprendemos sobre respeito e empatia, trabalhamos com inclusão dos estudantes, refletimos sobre pensar e se colocar no lugar do próximo e sempre ajudar uns aos outros, principalmente as pessoas com deficiência”, disse a líder de turma Gabrielle Alves Soares Neves Silva.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata